3 métricas para acompanhar seus resultados com Marketing Digital | Baião de Ideias

3 métricas para acompanhar seus resultados com Marketing Digital

Se você anda se aventurando pelos caminhos do marketing digital já deve ter se deparado por aí com as siglas CPL, CPA e ROI. E se você não sabe o que significam, não precisa se desesperar! Nós preparamos um post blog super completinho, que vai te ajudar tanto a entender essas métricas e como calcula-lás! Bom, primeiro de tudo, como dito acima, CPL, CPA E ROI são métricas que vão te ajudar a acompanhar seus resultados com marketing digital. Assim, você poderá mensurar seus resultados, gerar oportunidades de negócio e saber onde vale a pena investir.

Custo por Lead (CPL)

Vamos começar pelo Custo por Lead ou CPL. Essa métrica permite saber o valor de cada Lead conquistado. Para calcula-lo é simples: basta dividir a quantidade investida com o trabalho de Marketing Digital (R$) pelo número de Leads gerados.

Por exemplo, imagine uma situação em que você tenha investido 50 mil reais de seu orçamento de marketing, desde o planejamento até a finalização de uma campanha.  Durante este período, vamos dizer que você tenha atraído a atenção de 10 mil pessoas (clientes em potencial), que mostraram-se interessadas no seu produto. O seu CPL será justamente o resultado da divisão entre o valor gasto em sua campanha e o número de pessoas que se mostraram interessadas em seu produto. Nesse caso, seu CPL seria de 5 reais.

Custo por Aquisição (CPA)

A segunda métrica a ser avaliada é o Custo por Aquisição ou CPA. Nesse caso, o que conta é o valor do investimento, que deve ser dividido pelo número de ações efetivadas (seja venda, dowload de material,  visualização de um vídeo).

Rotorno Sobre Investimento (ROI)

Uma das métricas mais mencionadas, o Retorno sobre Investimento se trata de uma métrica encontrar o rendimento obtido a partir de uma determinada quantia investida.

O ROI é um dos muitos indicadores de desempenho existentes para avaliar o chamado custo-benefício em relação aos investimentos, e pode ser calculado como:

ROI = Ganho obtido – Quantia gasta com o investimento

Assim, somam-se todas as vendas originadas pelos canais de Marketing Digital e subtraem-se todos os gastos efetuados para tanto.

E então? Conseguiu compreender o que são e como são importantes essas métricas? Elas são essenciais pra você realmente avaliar como estão os resultados do seu marketing digital!

Dicas extras:

1. Não existe uma resposta exata que aponte se o seu CPL ou CPA é alto ou baixo. O parâmetro que sua empresa precisa definir é baseado na taxa de fechamento e no ticket médio do produto ou serviço que vocês ofertam. E isso varia muito de empresa para empresa.

2. Nem sempre os números são bons em um primeiro momento. E isso é normal! As coisas levam um tempo até ganharem escala. No entanto, você deve seguir acompanhando essas métricas para acompanhar seus resultados com Marketing Digital e, posteriormente, avaliar e mensurar qual o melhor caminho a seguir.

É essencial analisar individualmente o comportamento de cada fonte de tráfego e trabalhar melhorias pontuais para cada uma delas.

Experimentar diferentes formas de geração de resultados para sua empresa é importante, mas fazer isso com planejamento e com métricas que permitam uma avaliação precisa dos resultados é bem melhor.

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