3 métricas para acompanhar seus resultados com Marketing Digital
Por Baião de Ideias
Se você anda se aventurando pelos caminhos do marketing digital já deve ter se deparado por aí com as siglas CPL, CPA e ROI. E se você não sabe o que significam, não precisa se desesperar! Nós preparamos um post blog super completinho, que vai te ajudar tanto a entender essas métricas e como calcula-lás! Bom, primeiro de tudo, como dito acima, CPL, CPA E ROI são métricas que vão te ajudar a acompanhar seus resultados com marketing digital. Assim, você poderá mensurar seus resultados, gerar oportunidades de negócio e saber onde vale a pena investir.
Custo por Lead (CPL)
Vamos começar pelo Custo por Lead ou CPL. Essa métrica permite saber o valor de cada Lead conquistado. Para calcula-lo é simples: basta dividir a quantidade investida com o trabalho de Marketing Digital (R$) pelo número de Leads gerados.
Por exemplo, imagine uma situação em que você tenha investido 50 mil reais de seu orçamento de marketing, desde o planejamento até a finalização de uma campanha. Durante este período, vamos dizer que você tenha atraído a atenção de 10 mil pessoas (clientes em potencial), que mostraram-se interessadas no seu produto. O seu CPL será justamente o resultado da divisão entre o valor gasto em sua campanha e o número de pessoas que se mostraram interessadas em seu produto. Nesse caso, seu CPL seria de 5 reais.
Custo por Aquisição (CPA)
A segunda métrica a ser avaliada é o Custo por Aquisição ou CPA. Nesse caso, o que conta é o valor do investimento, que deve ser dividido pelo número de ações efetivadas (seja venda, dowload de material, visualização de um vídeo).
Rotorno Sobre Investimento (ROI)
Uma das métricas mais mencionadas, o Retorno sobre Investimento se trata de uma métrica encontrar o rendimento obtido a partir de uma determinada quantia investida.
O ROI é um dos muitos indicadores de desempenho existentes para avaliar o chamado custo-benefício em relação aos investimentos, e pode ser calculado como:
ROI = Ganho obtido – Quantia gasta com o investimento
Assim, somam-se todas as vendas originadas pelos canais de Marketing Digital e subtraem-se todos os gastos efetuados para tanto.
E então? Conseguiu compreender o que são e como são importantes essas métricas? Elas são essenciais pra você realmente avaliar como estão os resultados do seu marketing digital!
Dicas extras:
1. Não existe uma resposta exata que aponte se o seu CPL ou CPA é alto ou baixo. O parâmetro que sua empresa precisa definir é baseado na taxa de fechamento e no ticket médio do produto ou serviço que vocês ofertam. E isso varia muito de empresa para empresa.
2. Nem sempre os números são bons em um primeiro momento. E isso é normal! As coisas levam um tempo até ganharem escala. No entanto, você deve seguir acompanhando essas métricas para acompanhar seus resultados com Marketing Digital e, posteriormente, avaliar e mensurar qual o melhor caminho a seguir.
É essencial analisar individualmente o comportamento de cada fonte de tráfego e trabalhar melhorias pontuais para cada uma delas.
Experimentar diferentes formas de geração de resultados para sua empresa é importante, mas fazer isso com planejamento e com métricas que permitam uma avaliação precisa dos resultados é bem melhor.