5 Erros de Marketing Digital que você pode estar cometendo na sua Empresa

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Publicado 01/08/2019 Tempo de leitura

Você consegue identificar os Erros de Marketing Digital que podem estar sendo cometidos na sua Empresa? Quão eficaz você diria que sua estratégia de marketing digital é? Em uma era onde a tecnologia está em constante evolução, os seus esforços no marketing digital da sua empresa são vitais para alcançar e engajar o consumidor.

As pessoas já desejam interagir com suas marcas favoritas em suas mídias favoritas. Assim, sua estratégia digital deve ser eficiente para que você apareça quando seus clientes estiverem procurando por você e para os manter conectados à sua empresa.

No entanto, existem erros comuns que muitas empresas estão cometendo e que estão impedindo o sucesso do marketing digital.

Talvez pareça que você está fazendo o marketing digital da maneira correta, no entanto, suas ações talvez não estejam gerando os resultados desejados na geração de tráfego, nas conversões de leads e nas vendas.

Suas campanhas realmente atraem os clientes em potencial que você procura?  Mesmo os profissionais de marketing digital mais experientes ocasionalmente têm campanhas que não produzem os resultados desejados.

Parece algo que está acontecendo para você? Se for, aqui estão alguns dos maiores erros de marketing digital e como sua empresa pode evitá-los e corrigi-los hoje.

Erros de marketing digital que você pode estar cometendo no seu negócio

Veja alguns erros que você deve evitar para que sua próxima campanha de marketing digital seja um completo sucesso!

Não conhecer seu público

O primeiro passo para estabelecer um plano de marketing digital é ter uma compreensão clara do seu público e dos resultados específicos que você deseja alcançar.

Saber quem é seu cliente ideal garantirá que seu conteúdo fale com seus interesses, dores e problemas.

Mas como definir seu público? Uma das melhores maneiras de ganhar clareza em relação ao seu público é criando personas. Dedique um tempo para construir as personas dos clientes ideais do seu negócio, isso dará um melhor direcionamento para seu marketing digital.

Mas lembre que criar uma persona vai além de indicar dados demográficos básicos. Você vai reunir conhecimentos como a jornada de compra deles, suas dificuldades, seus objetivos, etc.

Todas as informações fundamentais para criar um conteúdo incrível e direcionado que vai atrair esses clientes para sua marca!

Não definir nem acompanhar suas metas

Definir metas claras e mensuráveis será uma boa orientação e ajudará você a avaliar melhor o sucesso de cada campanha de marketing digital. Então, se sua meta é aumentar o tráfego, melhorar o engajamento ou gerar mais leads, defina uma meta mensurável, para que você possa acompanhar seus resultados.

O ROI (Retorno sobre o Investimento) significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Alguns baseiam o sucesso do marketing em metas de vendas de curto prazo, outros analisam os gastos orçamentários anuais.

No entanto, você deve acompanhar e analisar todos os componentes da sua campanha de marketing do início ao fim. O marketing deve ser um gerador de receita, não um custo extra.

O uso de ferramentas de rastreamento, como o Google Analytics, ajuda a visualizar melhor o retorno do investimento em marketing que você fez.

Dessa forma, você pode manter um registro das principais pesquisas de palavras-chave, cadastros e conversões.

Você verá exatamente onde precisa melhorar e pode definir metas inteligentes com base nos resultados. A partir daí, você pode calcular o custo do marketing, analisar onde conseguiu melhor retorno e investir com mais força nesse canal.

Você não faz Inbound Marketing

Muita gente não entende que marketing digital é sinônimo de conteúdo relevante. Não adianta você chamar a atenção das pessoas para sua marca e não entregar conteúdo bacana pra elas!

Pense na sua Persona. O que essa pessoa está buscando ao seguir sua empresa nas redes sociais? O que você pode oferecer para essa pessoa que ela vai gostar de ver e de saber?

Aplique suas conclusões no seu conteúdo!

Mas você não deve parar por aí! O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.

Ao contrário do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes diretamente, mas usa diversos canais para atrair esses clientes, como mecanismos de busca, blogs, captação de Leads para o envio de e-mail marketing e redes sociais e é uma parte muito importante para o sucesso da sua estratégia de marketing digital.

Você não está fazendo seu conteúdo chegar aos seus clientes

Um dos erros mais comuns de marketing digital é empurrar anúncios de qualquer forma para os clientes, sem se preocupar com a segmentação, com o conteúdo e esquecer que existem outras maneiras de atrair seus clientes.

Para fazer seu conteúdo chegar aos seus clientes, é importante que você esteja em vários canais, não adianta estar apenas no Instagram, mesmo que você venda nessa plataforma, um dia ela pode ficar fora do ar, você vai ficar sem vender por causa disso?

Traga o marketing de conteúdo para o seu negócio, use ele como entrada e ofereça o conteúdo de valor. Descubra quais perguntas seu público tem sobre seu produto ou serviço e responda.

Se torne referência para o seu nicho e compartilhe conhecimento com o seu público. Você verá que eles vão se interessar pelos seus produtos, mesmo que não vejam anúncios.

Você está criando conteúdo que não converte

Escrever conteúdos sem foco, não converte. Conversão é a alma do marketing. Se o seu conteúdo não inspirar um leitor a clicar em um CTA ou comprar um produto, ele terá falhado.

Se o conteúdo não está convertendo, pode ser porque:

  • Você está se concentrando mais no produto que nos benefícios
  • Você não considerou as dúvidas do consumidor
  • Você está apressando a venda
  • Você não está vinculando a uma oferta relevante

Não apenas o conteúdo deve ser centrado no cliente, mas também deve se conectar com o cliente certo no momento certo.

A melhor solução para esse problema é ter em mente a sua persona enquanto escreve. E lembrar quais os benefícios você está oferecendo para ela em relação ao seu produto.

Seu negócio ainda não tem um site

Redes sociais são somente CANAIS. Seu negócio tem que ter um lugar próprio. Esse lugar o seu site e esse site é parte vital para fazer o Inbound Marketing.

E esse é mais um erro comum que muitos cometem, não usar de forma correta essa ferramenta poderosíssima que é o site, ou e-commerce. Seu site é o lugar ideal de conversão dessas pessoas que você alcança nas redes sociais e em outros canais.

É lá que o negócio acontece!

Sua empresa não tem um site? Crie um o mais rápido possível!

Sua empresa já tem um site? Então nunca o deixe de lado. Não o abandone!

Planejamento não é a sua prioridade

Para vender através de marketing digital você precisa de estratégia, planejamento e foco. Se você não desenvolver bem essas estratégias, traçar seus objetivos, pensando inclusive sobre em que fase da jornada de compra o seu cliente está, muito provavelmente você pode não conseguir alcançar bons resultados!

É hora de dominar o marketing digital!

Pare de cometer esses erros no marketing digital da sua empresa. Faça testes se for preciso, mas não insista no erro, aprenda com eles e atualize sua estratégia.

Com o tempo, você obterá ótimos resultados no engajamento, no número de seguidores, no tráfego, nas conversões de leads e nas vendas.

Sua empresa está procurando alcançar grandes resultados através marketing digital? Além de seguir as dicas deste artigo, não deixe de entrar em contato com a Baião, a gente pode te ajudar!

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