Como engajar seu público e transformar seguidores em clientes

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Publicado 12/08/2019 Tempo de leitura

Você sabe como engajar seu público e transformar seguidores em clientes? O engajamento nas mídias sociais é uma métrica importante a ser considerada ao colocar seu negócio na internet.

Embora a maioria das empresas foque em aumentar o tamanho de seu público através do Marketing Digital, muitas vezes também não se preocupam em aumentar o engajamento dessas pessoas.

Acontece que quando você envolve seus seguidores, se torna muito mais fácil transformá-los em clientes.

O tempo que você dedica à criação de relacionamentos com seu público pode levar a um número maior de vendas, aumentar a lealdade do cliente e ainda te ajudar obter melhores avaliações.

Marcas como a Netflix ganham maior visibilidade graças ao engajamento e eles conseguem esses resultados interagindo com seus fãs de forma personalizada.

Nesse post você vai aprender algumas formas de oferecer uma experiência incrível para as pessoas que te acompanham nas redes sociais e, dessa forma, transformar seguidores em clientes.

 

Mas o que é esse tal engajamento nas redes sociais?

Em essência, o engajamento acontece sempre que alguém interage com seu perfil nas redes sociais.

Ele vem na forma de métricas como:

    • Curtidas
    • Comentários
    • Compartilhamentos
    • Salvamentos
    • Cliques

E essas métricas são cruciais para medir a eficácia de sua campanha de mídia social e atingir metas como gerar leads e vendas.

 

A Importância do engajamento nas redes sociais

O engajamento ajuda você a fortalecer seus relacionamentos com os clientes. Quando eles interagem com suas postagens ou enviam uma mensagem para você, surge a oportunidade de conhecer esses clientes e criar um relacionamento com eles.

Responda às perguntas deles, interaja com comentários de maneira divertida quando apropriado e vá além para oferecer um excelente serviço ao cliente.

O engajamento nas redes sociais também permite que você desenvolva a lealdade do cliente. Ao ajudar seus clientes quando eles precisam, criar um relacionamento com eles e oferecer uma experiência única, você poderá aumentar a fidelidade do cliente.

Os clientes confiarão na sua marca porque você respondeu às perguntas deles. Eles se apaixonarão pela sua marca porque você brincou com eles, expressou sua gratidão e resolveu os problemas deles.

Você também aumentará suas vendas por meio do engajamento nas mídias sociais. Por ser ativo nas mídias sociais e responder às postagens dos clientes, os clientes se sentirão confiantes fazendo uma compra através de sua loja.

Você também pode aumentar suas vendas recomendando certos produtos quando solicitado.

Criando um relacionamento, as vendas virão naturalmente.

 

Como engajar seu público e vender nas mídias sociais

Muitas vezes, a mídia social não é vista como uma plataforma para gerar leads e, principalmente, fechar vendas. No entanto, vale pensar que as redes sociais são uma fonte genuína de leads de qualidade e, em muitos casos, podem até superar as formas tradicionais de fazer vendas.

Obviamente, as redes sociais mudam a maneira como você vai vender seu produto, mas essa é uma mudança positiva.

 

Aumente seu público

Se você quiser aumentar o engajamento nas redes sociais da sua empresa, precisará também aumentar seus seguidores, mas você deve fazer isso com qualidade

Quanto mais seguidores reais você tiver, mais engajamento você provavelmente receberá.

A maneira mais comum de aumentar seus seguidores é anunciando de maneira inteligente, com uma segmentação assertiva, sempre pensando na sua Persona.

Se você está apenas começando, criar um conteúdo rico também é uma boa maneira de atrair seguidores.

Criar conteúdo pode levar algum tempo. No entanto, com o esforço e pensando a longo prazo, você descobrirá que receber compartilhamentos orgânicos fará com que seus números cresçam naturalmente.

Você também pode aumentar seus seguidores interagindo com seus clientes. Ser ativo em suas redes mostrará ao publico que vale a pena seguir sua página.

Ao postar conteúdo regularmente, comunicando-se com seus clientes, as pessoas naturalmente seguirão sua página.

Ter um tema consistente também pode aumentar seus seguidores. É mais provável que as pessoas sigam sua página se souberem que tipo de conteúdo podem esperar que você poste.

Como você quer que sua marca seja percebida pelos outros? Concentre-se em criar uma personalidade e voz consistentes para o seu conteúdo.

Colaborações com outras marcas também podem ajudar a aumentar seus seguidores. Você pode colaborar com outras marcas que têm um público-alvo semelhante, mas que vendem diferentes tipos de produtos. Por exemplo, se você vender joias, poderá colaborar com outra marca que vende acessórios como lenços. Você poderá aproveitar o público do seu parceiro para aumentar seus seguidores. Uma colaboração pode incluir um sorteio, brindes, ou até troca de posts.

 

Faça um planejamento

Tudo começa com um planejamento. Você pode estar pensando: “Eu realmente preciso de um planejamento para algo tão simples como responder às pessoas na internet?”

SIM.

Um planejamento e uma estratégia sólida para o engajamento ajudam a garantir que toda interação que você tenha nas mídias sociais não seja útil apenas para a pessoa com quem você está falando, mas também seja benéfico para sua empresa.

 

Publique conteúdo com o qual vale a pena se envolver

Se você quiser aumentar o engajamento nas redes sociais, precisará criar um conteúdo com o qual as pessoas possam interagir.

Quem são seus clientes? Quais são os seus interesses? Quais tipos de postagens eles preferem? Como eles consomem informações? Eles preferem vídeos ou infográficos? Concentre-se na criação de conteúdo que seu cliente possa aproveitar.

E como transformar isso em interação? Pode ser fazendo uma votação nos stories, um vídeo com o qual as pessoas se relacionem, um gráfico que faça as pessoas rirem ou uma foto de produto que encoraje alguém a marcar seus amigos.

Você provavelmente precisará experimentar diferentes tipos de conteúdo para ver qual atrai mais envolvimento. Se você perceber que os vídeos apresentam um bom desempenho em suas páginas de fãs, crie mais conteúdo de vídeo.

 

Responda a todos os comentários

Para aumentar o engajamento nas redes sociais, você precisa ser social também. Quando os clientes enviam uma mensagem para você ou deixam um comentário em um post, eles oferecem a oportunidade de uma conversa.

Se eles deixam uma mensagem positiva ou negativa, você deve estar pronto para responder cada cliente. Você pode, por exemplo, demonstrar apreço por mensagens positivas e sugerir uma solução para mensagens negativas.

 

Incentive os leitores a comentar, curtir e compartilhar

Quando você cria uma postagem, sempre adicione uma call to action ao final dela. Você pode pedir que as pessoas curtam, comentem e compartilhem com seus amigos.

Fazer uma pergunta relevante, mas divertida, também é uma ótima maneira de fazer com que seus clientes deixem um comentário em sua postagem. Por exemplo, você pode criar um post que compare dois vestidos diferentes e perguntar “O que você usaria hoje?”. Isso incorpora seu produto à pergunta e ainda se torna divertido para seu público.

 

Conheça o seu público

Um bom engajamento é determinado antes mesmo de você começar a produzir um conteúdo inteligente.

Isso é porque você precisa entrar na cabeça do seu público antes mesmo de decidir sobre coisas frequência das postagens e o que você vai compartilhar.

Lembra do que eu falei antes? Sempre tenha sua Persona em mente!

 

Peça feedback

Peça comentários aos seus seguidores sobre o seu produto ou serviço e responda a cada um dos seus comentários (especialmente os negativos).

Fale sobre um tópico relevante do seu segmento e pergunte quais curiosidades eles gostariam de ver respondidas no próximo post, por exemplo.

Pergunte a eles como eles lidam com certos desafios ou qual foi a melhor experiência deles em relação a um determinado produto.

Quanto mais você souber sobre o seu público, mais fácil será criar ótimas perguntas e melhorar o conteúdo.

 

O engajamento é um investimento de longo prazo

Se você ainda não trabalhou suas redes sociais, saiba que é tudo sobre construir relacionamentos, então siga todos os mesmos princípios que qualquer outro relacionamento social – seja um bom ouvinte, seja autêntico, seja consistente, mas também seja divertido de vez em quando.

E lembre-se de que não é apenas sobre seu negócio e suas necessidades. É sobre seu cliente!

Em troca, você obterá um melhor entendimento de sua base de clientes, o que o ajudará a criar produtos melhores ou fornecer um serviço melhor.

Os relacionamentos também levam tempo. Por isso, não desanime se suas taxas de engajamento não melhorarem da noite para o dia.

Mais importante ainda, as redes sociais são uma paisagem em constante evolução, portanto, esteja preparado para adaptar sua estratégia a qualquer momento.

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