Impulsionar ou Anunciar no Facebook? Entenda as diferenças e saiba porque você pode estar perdendo dinheiro
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Você já pensou em anunciar no Facebook? Se você tem uma página para o seu negócio, provavelmente já percebeu que suas postagens não conseguem alcançar todos os seus seguidores.
Isso acontece por que ao compartilhar algo em sua página do Facebook, apenas 1 – 5% do seu público receberá sua publicação no feed (o número exato depende do seu número de seguidores e da viralidade do seu conteúdo).
A melhor maneira de fazer sua empresa aparecer na internet e crescer seu alcance é pagando por um anúncio ou por um impulsionamento.
Digamos que você tenha um novo produto que deseja promover. O Facebook é a ferramenta certa para isso! Mesmo que você não atinja seu público de maneira orgânica, os anúncios acabam se pagando se você fizer da maneira correta.
O Facebook Ads deve ser um dos principais componentes do seu plano de marketing digital. Afinal, com mais de dois bilhões de pessoas usando o Facebook todos os meses, por que você não iria aproveitar esse potencial de alcance? Há um enorme mercado dentro dessa plataforma apenas esperando para ouvir sobre seus produtos e serviços.
“Mas eu já estou anunciando no Facebook – eu impulsiono minhas postagens.”
Ah se a gente recebesse uma moeda toda vez que falamos sobre anunciar no Facebook e recebemos essa resposta. Existe uma pequena confusão sobre o significado das duas estratégias.
Vamos começar dizendo que há muito mais potencial em fazer anúncios no Facebook do que simplesmente impulsionar sua publicação. Quando você impulsiona um post você não está fazendo marketing nem anunciando de verdade. Impulsionar é uma maneira de conseguir mais likes – não tem nada de errado com isso – mas é uma métrica de vaidade, nem sempre muitos likes significam vendas.
Impulsionar suas postagens não é o mesmo que anunciar! Pois o impulsionamento oferece apenas uma fração das opções que a plataforma de anúncios oferece – e se você não consegue direcionar sua publicação para o seu cliente ideal, você está jogando dinheiro fora
Impulsionar sua publicação pode ser um desperdício de dinheiro
Sim, você pode melhorar o alcance de sua postagem com o impulsionamento. Mas essa melhoria é apenas superficial. Com o impulsionamento, suas opções de segmentação são muito limitadas. Sim, você pode escolher comportamentos e interesses, informações demográficas e geográficas. Mas você não pode usar seus públicos personalizados e segmentados.
Se você quer uma dica rápida: Entre agora mesmo no Facebook pixel e mecha em todas as opções, em breve posso fazer um post aprofundado sobre essa plataforma, mas tenha em mente que dentro dela você poderá criar audiências personalizadas com base no tráfego do seu site, da sua página do Facebook, do seu tráfego no Instagram e de suas listas de e-mail. Sim, você deveria estar criando públicos parecidos. É dessa forma que você obtém resultados reais com o Facebook Ads. E, infelizmente, o impulsionamento não permite que você use nenhuma dessas opções de público avançadas.
“Ah, mas eu só quero que meu post tenha mais alcance. O que posso fazer?”
Você cria um anúncio! O impulsionamento oferece apenas duas opções para o seu objetivo: visitas ao site e curtidas e comentários. Na plataforma de anúncios, você pode escolher um objetivo e explorar. Alguns exemplos de objetivos são: reconhecimento, alcance, tráfego, engajamento, conversões, etc.
O ideal, é que você defina as metas de marketing da sua empresa antes de começar a anunciar no Facebook. De fato, algumas metas podem ser atingidas com o impulsionamento de uma publicação e outras precisam ser melhor trabalhadas dentro da ferramenta de anúncios do Facebook.
A seguir vamos explicar como as publicações impulsionadas podem ser diferentes e semelhantes aos anúncios e qual o melhor momento de usar uma ou outra.
O que é uma publicação impulsionada?
A principal vantagem de Impulsionar uma postagem é que é muito fácil de fazer e está disponível para qualquer postagem publicada na linha do tempo de sua página. Tudo que você precisa fazer é clicar em “Impulsionar” no canto inferior direito da sua postagem.
Aos clicar em “Impulsionar”, você tem a opção de segmentar “Pessoas que curtiram sua página e seus amigos” ou “Pessoas que você escolhe através da segmentação”. Também poderá definir o seu orçamento.
O problema de escolher a primeira opção – Pessoas que curtiram sua página e seus amigos – é que os amigos do seu público podem não estar interessados nos seus produtos e você pode estar desperdiçando seu dinheiro mandando seu post para eles.
Se o seu objetivo é direcionar tráfego segmentado para o seu site, escolha a última opção – Pessoas que você escolhe através de segmentação. A opção de segmentação permite selecionar as pessoas que você deseja alcançar, através da localização, idade, sexo e até 10 interesses.
É muito simples fazer um impulsionamento. O Facebook ainda salva suas configurações para o público-alvo que você configurou para que você possa usá-lo novamente. Isso literalmente leva menos de um minuto para ser feito.
Parece vantajoso? Impulsionar tem suas vantagens, mas publicações impulsionadas são diferentes de anúncios do Facebook porque não são criadas no Gerenciador de Anúncios e não têm todos os recursos de personalização.
Agora vamos falar sobre os anúncios.
O que são os anúncios do Facebook?
Configurar um anúncio no Facebook pode ser intimidador. Não dá para chamar o gerenciador de anúncios do Facebook de intuitivo, é preciso estudar a plataforma e exige um profissional especializado para tirar todo o potencial dela. Mas também vale a pena brincar um pouco e conhecer as opções que você tem dentro da plataforma.
Os anúncios do Facebook oferecem muito mais opções para os anunciantes do que o impulsionamento, e o tipo de anúncio que você escolhe usar dependerá do objetivo da sua campanha. Essas opções incluem curtidas, cliques no website, instalações de aplicativos, conversões no site, respostas a eventos, visualizações de vídeos, etc.
Você também pode decidir se deseja exibir seu anúncio no feed de notícias do Facebook (desktop e / ou celular), e no Instagram.
Outro benefício da veiculação de anúncios otimizados é a possibilidade de adicionar ações de de call to action, como “compre agora”, “inscreva-se”, “faça download” e “entre em contato”.
A principal diferença é que os anúncios têm mais opções de segmentação, e o gerenciador de anúncios fornece mais detalhes sobre essas opções.
O que mais posso fazer com ao anunciar no Facebook?
Os anúncios do Facebook oferecem o benefício de escolher onde serão posicionados, seja nos anúncios ao lado do Feed de Notícias do Facebook, nos anúncios do Messenger, no Instagram Stories, no Instant Articles e no Audience Network.
Escolher um objetivo com antecedência pode ajudar você a criar uma campanha mais alinhada com suas metas. O sistema do Gerenciador de Anúncios permite escolher objetivos, como tráfego para o estabelecimento, conversões e geração de cadastros.
Também é possível criar anúncios em carrossel, adicionar descrições específicas e incluir um botão de chamada para incentivar a interação do seu público.
Com as publicações impulsionadas você pode definir os interesses, a idade e o sexo do seu público para direcionar o anúncio. Isso ajudará você a alcançar mais pessoas que provavelmente se interessariam pelo seu negócio. Com os anúncios do Facebook, você pode usar ferramentas mais avançadas para criar tipos de públicos, públicos semelhantes e muito mais.
Resumindo
A opção de impulsionar postagens é fácil e intuitiva. Está localizada na linha do tempo da sua página e pode ser configurada com apenas alguns cliques.
O gerenciador de anúncios permite mais controle sobre quem vê seu anúncio e como você paga por ele e oferece mais detalhes e opções de segmentação.
Seja claro sobre o que você deseja alcançar ao anunciar no Facebook. Por exemplo, se você quer que o público interaja mais com sua Página ou ampliar o reconhecimento da marca, impulsionar uma publicação pode ser uma ótima forma de maximizar a visibilidade do seu negócio e aumentar o público. Para criar anúncios e campanhas mais avançadas, use o Gerenciador de Anúncios.
E então? Você está usando postagens impulsionadas ou anunciando? Qual foi a sua experiência?
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