Marketing Boca a boca ainda funciona? 7 Maneiras de fazer as pessoas falarem sobre seu negócio

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Publicado 24/09/2019 Tempo de leitura

Você já ouviu falar sobre essa nova tática de Marketing? O boca a boca de novo não tem nada, mas pelo menos agora temos sua atenção!

O marketing boca a boca é um aliado poderoso quando falamos de Marketing. Ele não só desperta o interesse das pessoas, mas como o nome indica, faz com que as pessoas falem sobre você, seu produto ou serviço.

Cerca de 62% dos consumidores pesquisam on-line por avaliações e informações antes de comprar um produto, e cerca de 90% acreditam e seguem as recomendações de compra dos amigos.

Esses números mudam o jogo.

Então, é fundamental não negligenciar a importância das avaliações e recomendações quando se trata de planejar a estratégia de marketing da sua empresa.

Muito antes das mídias sociais, o boca a boca era nossa melhor forma de compartilhar e aprender informações valiosas. É por isso que o marketing boca a boca é uma das formas de marketing mais antigas e, ainda assim, mais eficazes.

  • As pessoas têm 4 vezes mais chances de comprar quando recebem indicação dos amigos
  • Boca a boca gera 2x mais vendas que os anúncios pagos
  • Apenas 33% das empresas estão ativamente buscando e coletando avaliações

Felizmente, o boca a boca está mais fácil do que nunca graças à internet!

O marketing boca a boca pode ser incentivado por meio de diferentes atividades.

O Marketing boca a boca é realmente eficaz?

De acordo com uma pesquisa recente da Nielsen, os consumidores em todo o mundo disseram que confiam muito mais nas recomendações de amigos e familiares de que em outras formas de publicidade.

7 maneiras de implementar o marketing boca a boca na sua estratégia

Agora que você já sabe a importância de incluir essa técnica dentro da sua estratégia, vamos ver alguns métodos que você poderá aplicar.

Incentive o Conteúdo Gerado pelo Usuário

O UGC (User generated content) é o conteúdo criado e compartilhado pelos consumidores sobre marcas ou produtos. É honesto, gera confiança, e de quebra, oferece aos profissionais de marketing uma oportunidade extra para usar a criatividade.

Veja alguns dados sobre o UGC:

  • 86% dos millennials (pessoas nascidas entre 1979 e 1995) dizem que o UGC é um bom indicador da qualidade de uma marca ou serviço.
  • Vídeos com conteúdo gerado por usuários podem aumentar a eficácia das vendas em 20%.
  • A geração de Millennials passa 4 -5 horas por dia consumindo conteúdo criado por seus conhecidos.

Como você pode conseguir conteúdo gerado por usuários?

  • Tenha uma hashtag exclusiva para identificar o conteúdo criado pelos clientes
  • Incentive a criação e compartilhamento de fotos, vídeos e depoimentos nas mídias sociais. Ofereça um brinde, desconto ou outra recompensa.
  • Crie um senso de comunidade. Mostre  o conteúdo gerado pelo usuário de forma proeminente em seu site ou perfil principal

Compartilhe Opiniões e Comentários dos Clientes

79% das pessoas confiam nos depoimentos e nas avaliações on-line, tanto quanto nas recomendações pessoais.

Eles ajudam a garantir o desempenho, a qualidade e o valor do que você oferece, além de fazer com que os clientes se sintam mais à vontade para fazer negócios com você.

Essas resenhas podem ser escritas ou em vídeo, e podem ser hospedados em seu site ou retirados de outros.

Depois de ter seus depoimentos ou resenhas, adapte-os ao seu marketing. Aqui estão algumas ideias:

  • Página do site dedicada
  • Página inicial e páginas de destino
  • Páginas de produtos / serviços relevantes
  • Conteúdo de geração de leads

Receba avaliações de produtos em seu site

Dependendo do seu modelo de negócios, você pode oferecer às pessoas a capacidade de avaliar ou analisar produtos, serviços, etc. diretamente em seu site.

Isso é especialmente útil para o e-commerce ou se você é uma empresa de tecnologia que vende vários produtos.

Algumas estatísticas sobre avaliações:

  • 63% dos visitantes são mais propensos a comprar quando um site tem avaliações
  • Avaliações podem produzir um aumento de 18% nas vendas
  • As avaliações dos clientes são 12 vezes mais confiáveis ​​do que as descrições da marca

Ofereça um incentivo extra

Dar aos seus clientes uma razão para compartilhar com os outros pode impulsionar seu marketing boca a boca também.

As pessoas estão sempre mais dispostas e propensas a fazer algo se receberem algum tipo de valor em troca. Por isso, considere dar aos seus consumidores um desconto ou um presente gratuito em troca de referências, avaliações e recomendações.

Faça campanhas com influenciadores 

Influenciadores são exatamente o que o nome deles sugere: indivíduos com um forte poder e milhares de seguidores para influenciar.

Por causa de uma reputação já estabelecida, o marketing boca a boca de um influenciador é, sem dúvida, muito valioso.

  • 40% das pessoas dizem que compraram um item on-line depois de vê-lo usado por um influenciador no Instagram, no Twitter ou no YouTube.
  • 49% das pessoas dizem que levam em conta recomendações de influenciadores quando tomam decisões de compra.
  • 73% dos profissionais de marketing dizem que alocaram o orçamento para o marketing de influenciadores.

Ofereça uma experiência única e interativa

No final das contas, a maneira mais fácil de gerar marketing boca a boca na era digital é oferecer uma experiência única e digna de se compartilhar.

Se você der aos seus consumidores algo memorável, que eles não poderão ter em outro lugar, eles vão querer compartilhar com seus amigos e entes querendo ou não.

Você lembra da última vez que viu algo e teve que contar aos seus amigos sobre isso?

Você se lembra de ter tido uma ótima experiência em um restaurante e depois postar nas suas redes sociais sobre isso?

Isto é, essencialmente, marketing boca a boca. É uma maneira orgânica de espalhar informações que utiliza componentes do marketing viral, embora, ao contrário do marketing viral, se espalhe por canais mais naturais.

Criar engajamento é o caminho para as vendas!

Faça as pessoas falarem!

Agora você já sabe da importância do marketing boca a boca para o seu negócio, então comece a causar uma boa impressão, dê motivos para as pessoas falarem bem e recomendarem seu produto o serviço.

Boas vendas!

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