Marketing Boca a boca ainda funciona? 7 Maneiras de fazer as pessoas falarem sobre seu negócio
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Você já ouviu falar sobre essa nova tática de Marketing? O boca a boca de novo não tem nada, mas pelo menos agora temos sua atenção!
O marketing boca a boca é um aliado poderoso quando falamos de Marketing. Ele não só desperta o interesse das pessoas, mas como o nome indica, faz com que as pessoas falem sobre você, seu produto ou serviço.
Cerca de 62% dos consumidores pesquisam on-line por avaliações e informações antes de comprar um produto, e cerca de 90% acreditam e seguem as recomendações de compra dos amigos.
Esses números mudam o jogo.
Então, é fundamental não negligenciar a importância das avaliações e recomendações quando se trata de planejar a estratégia de marketing da sua empresa.
Muito antes das mídias sociais, o boca a boca era nossa melhor forma de compartilhar e aprender informações valiosas. É por isso que o marketing boca a boca é uma das formas de marketing mais antigas e, ainda assim, mais eficazes.
- As pessoas têm 4 vezes mais chances de comprar quando recebem indicação dos amigos
- Boca a boca gera 2x mais vendas que os anúncios pagos
- Apenas 33% das empresas estão ativamente buscando e coletando avaliações
Felizmente, o boca a boca está mais fácil do que nunca graças à internet!
O marketing boca a boca pode ser incentivado por meio de diferentes atividades.
O Marketing boca a boca é realmente eficaz?
De acordo com uma pesquisa recente da Nielsen, os consumidores em todo o mundo disseram que confiam muito mais nas recomendações de amigos e familiares de que em outras formas de publicidade.
7 maneiras de implementar o marketing boca a boca na sua estratégia
Agora que você já sabe a importância de incluir essa técnica dentro da sua estratégia, vamos ver alguns métodos que você poderá aplicar.
Incentive o Conteúdo Gerado pelo Usuário
O UGC (User generated content) é o conteúdo criado e compartilhado pelos consumidores sobre marcas ou produtos. É honesto, gera confiança, e de quebra, oferece aos profissionais de marketing uma oportunidade extra para usar a criatividade.
Veja alguns dados sobre o UGC:
- 86% dos millennials (pessoas nascidas entre 1979 e 1995) dizem que o UGC é um bom indicador da qualidade de uma marca ou serviço.
- Vídeos com conteúdo gerado por usuários podem aumentar a eficácia das vendas em 20%.
- A geração de Millennials passa 4 -5 horas por dia consumindo conteúdo criado por seus conhecidos.
Como você pode conseguir conteúdo gerado por usuários?
- Tenha uma hashtag exclusiva para identificar o conteúdo criado pelos clientes
- Incentive a criação e compartilhamento de fotos, vídeos e depoimentos nas mídias sociais. Ofereça um brinde, desconto ou outra recompensa.
- Crie um senso de comunidade. Mostre o conteúdo gerado pelo usuário de forma proeminente em seu site ou perfil principal
Compartilhe Opiniões e Comentários dos Clientes
79% das pessoas confiam nos depoimentos e nas avaliações on-line, tanto quanto nas recomendações pessoais.
Eles ajudam a garantir o desempenho, a qualidade e o valor do que você oferece, além de fazer com que os clientes se sintam mais à vontade para fazer negócios com você.
Essas resenhas podem ser escritas ou em vídeo, e podem ser hospedados em seu site ou retirados de outros.
Depois de ter seus depoimentos ou resenhas, adapte-os ao seu marketing. Aqui estão algumas ideias:
- Página do site dedicada
- Página inicial e páginas de destino
- Páginas de produtos / serviços relevantes
- Conteúdo de geração de leads
Receba avaliações de produtos em seu site
Dependendo do seu modelo de negócios, você pode oferecer às pessoas a capacidade de avaliar ou analisar produtos, serviços, etc. diretamente em seu site.
Isso é especialmente útil para o e-commerce ou se você é uma empresa de tecnologia que vende vários produtos.
Algumas estatísticas sobre avaliações:
- 63% dos visitantes são mais propensos a comprar quando um site tem avaliações
- Avaliações podem produzir um aumento de 18% nas vendas
- As avaliações dos clientes são 12 vezes mais confiáveis do que as descrições da marca
Ofereça um incentivo extra
Dar aos seus clientes uma razão para compartilhar com os outros pode impulsionar seu marketing boca a boca também.
As pessoas estão sempre mais dispostas e propensas a fazer algo se receberem algum tipo de valor em troca. Por isso, considere dar aos seus consumidores um desconto ou um presente gratuito em troca de referências, avaliações e recomendações.
Faça campanhas com influenciadores
Influenciadores são exatamente o que o nome deles sugere: indivíduos com um forte poder e milhares de seguidores para influenciar.
Por causa de uma reputação já estabelecida, o marketing boca a boca de um influenciador é, sem dúvida, muito valioso.
- 40% das pessoas dizem que compraram um item on-line depois de vê-lo usado por um influenciador no Instagram, no Twitter ou no YouTube.
- 49% das pessoas dizem que levam em conta recomendações de influenciadores quando tomam decisões de compra.
- 73% dos profissionais de marketing dizem que alocaram o orçamento para o marketing de influenciadores.
Ofereça uma experiência única e interativa
No final das contas, a maneira mais fácil de gerar marketing boca a boca na era digital é oferecer uma experiência única e digna de se compartilhar.
Se você der aos seus consumidores algo memorável, que eles não poderão ter em outro lugar, eles vão querer compartilhar com seus amigos e entes querendo ou não.
Você lembra da última vez que viu algo e teve que contar aos seus amigos sobre isso?
Você se lembra de ter tido uma ótima experiência em um restaurante e depois postar nas suas redes sociais sobre isso?
Isto é, essencialmente, marketing boca a boca. É uma maneira orgânica de espalhar informações que utiliza componentes do marketing viral, embora, ao contrário do marketing viral, se espalhe por canais mais naturais.
Criar engajamento é o caminho para as vendas!
Faça as pessoas falarem!
Agora você já sabe da importância do marketing boca a boca para o seu negócio, então comece a causar uma boa impressão, dê motivos para as pessoas falarem bem e recomendarem seu produto o serviço.
Boas vendas!
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