Metas SMART: como utilizá-las em seu marketing digital?
Por
Toda ação de marketing precisa de um objetivo. Antes de iniciar uma campanha, é preciso pensar, “o que eu espero alcançar?” “Qual meu propósito com estes anúncios?”
Um dos grandes erros cometidos por empresas é de não entender que toda publicidade precisa de um objetivo.
Acontece que traçar os objetivos de marketing para uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso apostar em um futuro grandioso, a ponto de manter sua equipe motivada a alcançar esse crescimento, mas não se pode ser excessivamente sonhador, a ponto de propor metas inalcançáveis, a ponto de infringir frustração e desmotivação a seus colaboradores.
Definir metas certas é o primeiro passo para o sucesso. Mas como saber se os objetivos escolhidos para minha campanha são corretos?
Bom, é ai que entram as metas SMART ou metas inteligentes.
O termo SMART, se trata de um acrônimo formado pelas iniciais das palavras Specific (específicos), Measurable (mensuráveis), Achievable (atingíveis), Relevant (relevante) e Time-phased (temporais).
Na prática, quanto mais o objetivo seguir a sigla smart, mais fácil será avaliar se seu negócio o atingiu e portanto, mais fácil planejar suas atividades de marketing.
Como criar um objetivo SMART:
1 – Seja ESPECÍFICO
Objetivos vagos ou subjetivos tendem a ser menos eficazes. A dica é ser o mais específico possível.
Quer aumentar suas vendas? Diga quanto, em quanto tempo.
2 – Defina objetivos MENSURÁVEIS
Estabeleça critérios concretos para mensurar o progresso para a realização de cada meta que você definiu. Para determinar se sua meta é mensurável, faça perguntas como: Quanto? Como vou saber quando ele for realizado? Você precisa usar um número específico para saber quando alcançou seu objetivo.
3 – Defina objetivos ATINGÍVEIS
Sua meta precisa representar um objetivo pelo qual você e sua equipe sejam capazes de trabalhar. Analise o que você consegue gerar hoje e, com as ações que pretende executar, qual a real capacidade do seu negócio e da sua equipe.
4 – Seja Realista
Pergunte-se: o objetivo da minha campanha está alinhado a meta global da minha empresa? Esse objetivo é importante para o meu negócio?
5 – Defina um prazo
É de extrema importância definir um prazo para o cumprimento da meta. Isso fará com que você e sua equipe se empenhem para conseguir alcançá-la.
Agora que já sabe o que são objetivos SMART e como defini-los, que tal começar o trabalho?
E já sabe, se precisar de ajuda na hora de fazer o planejamento de marketing do seu negócio, nós temos um #BaiãoDeIdeias para ajudar você!