Metas SMART: como utilizá-las em seu marketing digital? | Baião de Ideias

Metas SMART: como utilizá-las em seu marketing digital?

Toda ação de marketing precisa de um objetivo. Antes de iniciar uma campanha, é preciso pensar, “o que eu espero alcançar?” “Qual meu propósito com estes anúncios?”

Um dos grandes erros cometidos por empresas é de não entender que toda publicidade precisa de um objetivo.

Acontece que traçar os objetivos de marketing para uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso apostar em um futuro grandioso, a ponto de manter sua equipe motivada a alcançar esse crescimento, mas não se pode ser excessivamente sonhador, a ponto de propor metas inalcançáveis, a ponto de infringir frustração e desmotivação a seus colaboradores.

Definir metas certas é o primeiro passo para o sucesso. Mas como saber se os objetivos escolhidos para minha campanha são corretos?

Bom, é ai que entram as metas SMART ou metas inteligentes.

O termo SMART, se trata de um acrônimo formado pelas iniciais das palavras Specific (específicos), Measurable (mensuráveis), Achievable (atingíveis), Relevant (relevante) e Time-phased (temporais).

Na prática, quanto mais o objetivo seguir a sigla smart, mais fácil será avaliar se seu negócio o atingiu e portanto, mais fácil planejar suas atividades de marketing.

Como criar um objetivo SMART:

1 – Seja ESPECÍFICO

Objetivos vagos ou subjetivos tendem a ser menos eficazes. A dica é ser o mais específico possível.

Quer aumentar suas vendas? Diga quanto, em quanto tempo.

2 – Defina objetivos MENSURÁVEIS

Estabeleça critérios concretos para mensurar o progresso para a realização de cada meta que você definiu. Para determinar se sua meta é mensurável, faça perguntas como: Quanto? Como vou saber quando ele for realizado? Você precisa usar um número específico para saber quando alcançou seu objetivo.

3 – Defina objetivos ATINGÍVEIS

Sua meta precisa representar um objetivo pelo qual você e sua equipe sejam capazes de trabalhar. Analise o que você consegue gerar hoje e, com as ações que pretende executar, qual a real capacidade do seu negócio e da sua equipe.

4 – Seja Realista

Pergunte-se: o objetivo da minha campanha está alinhado a meta global da minha empresa? Esse objetivo é importante para o meu negócio?

5 – Defina um prazo

É de extrema importância definir um prazo para o cumprimento da meta. Isso fará com que você e sua equipe se empenhem para conseguir alcançá-la.

Agora que já sabe o que são objetivos SMART e como defini-los, que tal começar o trabalho?

E já sabe, se precisar de ajuda na hora de fazer o planejamento de marketing do seu negócio, nós temos um #BaiãoDeIdeias para ajudar você!

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