O que é Marketing Digital? Táticas que vão fazer seu negócio decolar

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Publicado 31/07/2019 Tempo de leitura

O que é Marketing Digital?  O marketing sempre teve a ver com conexão, estar no lugar certo e no momento certo para o seu público. Hoje, isso significa que você precisa estar onde eles já estão, ou seja: na internet.

Marketing Digital é promover produtos ou marcas na internet. É uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

Ou seja, todas as táticas de marketing digital trabalham juntas para criar uma base para o seu negócio: atrair clientes em potencial, cultivar relacionamentos e fazer ofertas que seu público aprecie.

Do site da sua empresa as mídias digitais, existe um leque de táticas que se enquadram no marketing digital. Vamos entender como isso acontece.

Como funciona o marketing digital?

De muitas maneiras, o marketing digital não é diferente do marketing tradicional. Em ambos, as empresas buscam desenvolver relacionamentos benéficos com leads e clientes.

Mas o marketing digital substituiu a maioria das táticas tradicionais de marketing porque foi projetado para atingir os consumidores de hoje.

Como um exemplo: Pense na última compra importante que você fez. Talvez você tenha comprado uma casa, tenha contratado alguém para consertar seu telhado ou tenha trocado de fornecedor de papel em seu escritório.

Independentemente do que, você provavelmente começou pesquisando na Internet para saber mais sobre as soluções disponíveis, quem as forneceu e quais eram suas melhores opções.

Sua última decisão de compra foi baseada nos comentários que você leu, nos amigos e na família que consultou e nas soluções, recursos e preços pesquisados.

A maioria das decisões de compra começa online. Sendo assim, uma presença online é absolutamente necessária, independentemente do que você vende.

A chave é desenvolver uma estratégia de marketing digital que coloque você em todos os lugares onde seus clientes já estão, usando uma variedade de canais digitais para se conectar a eles de várias maneiras.

Conteúdo no seu site ou blog para mantê-los atualizados com notícias do setor, os problemas que estão enfrentando e como você resolve esses problemas. Mídia social para compartilhar esse conteúdo e, em seguida, se envolver com eles.

Otimização de mecanismos de busca (SEO) para otimizar seu conteúdo, assim ele aparecerá quando alguém estiver pesquisando as informações que você escreveu.

Anúncios para direcionar tráfego pago para seu site, onde as pessoas podem ver suas ofertas.

E-mail marketing para acompanhar o seu público para ter certeza de que eles continuam a obter as soluções que estão procurando.

Quando você juntar todas essas peças, você terá uma máquina de marketing digital eficiente e fácil de operar.

Quais são os benefícios do marketing digital?

Ter uma presença digital forte ajudará você de várias maneiras:

  • Facilitará o envolvimento antes e depois da venda
  • Ajudará você a converter novos clientes em fãs fanáticos que compram mais (e com maior frequência)
  • Vai estimular o boca a boca e o compartilhamento
  • Encurtará a jornada de compra apresentando as ofertas certas no momento certo

Conheça algumas das táticas de marketing digital mais comuns

As possibilidades dentro do Marketing Digital são muitas, conheça algumas das mais usadas e veja qual se encaixa melhor para o seu negócio.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Este é o processo de otimizar seu site ou blog para se posicionar nas páginas de resultados do mecanismo de busca, aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (gratuito) que seu site recebe. O SEO beneficia sites, blogs e infográficos.

Marketing de conteúdo

Esse termo denota a criação e a promoção de conteúdo com o objetivo de gerar reconhecimento da marca, crescimento do tráfego, geração de leads e clientes. Os canais que podem participar de sua estratégia de marketing de conteúdo podem ser:

Blogs: escrever e publicar artigos no blog da empresa ajuda você a demonstrar sua especialização no setor e gera tráfego de pesquisa orgânica para sua empresa. Isso acaba lhe dando mais oportunidades de converter visitantes do website em leads para sua equipe de vendas.

Ebooks: Ebooks e conteúdos longos ajudam a educar os visitantes do site. Ele também permite que você troque conteúdo pelas informações de contato de um leitor, gerando leads para sua empresa.

Infográficos: Às vezes, os leitores querem que você mostre. Infográficos são uma forma de conteúdo visual que ajuda os visitantes do seu site a visualizarem alguma informação que você deseja compartilhar.

Marketing nas mídias sociais

Essa prática promove sua marca e seu conteúdo nos canais de mídia social para aumentar o reconhecimento da marca, gerar tráfego e gerar leads para sua empresa.

E-mail Marketing

O e-mail costuma ser usado para promover conteúdo, descontos e eventos, além de direcionar pessoas para o site da empresa. Os tipos de e-mails que você pode enviar em uma campanha de marketing por e-mail incluem:

  • E-mails de boas-vindas ao cliente.
  • Promoções de férias para membros do programa de fidelidade.
  • Dicas ou conteúdos ricos para nutrir o cliente.

Inbound Marketing

Inbound marketing refere-se a uma metodologia de marketing na qual você atrai, engaja e encanta os clientes em todas as etapas da jornada de compra. Você pode usar todas as táticas de marketing digital nessa etapa, para criar uma experiência do cliente que funcione com o cliente e não contra ele.

O que uma agência de marketing digital faz?

Os profissionais de uma agência de marketing digital são responsáveis ​​por promover a conscientização da marca e gerar leads por meio de todos os canais digitais – gratuitos e pagos – que estão à disposição da empresa.

Esses canais incluem mídias sociais, o próprio site da empresa, classificações de mecanismos de busca, e-mail, publicidade gráfica e o blog da empresa.

O marketing digital funciona para todas as empresas?

O marketing digital pode funcionar para qualquer negócio em qualquer setor. Independentemente do que sua empresa vende.

O marketing digital pode ser um processo longo, que envolve a criação de personas de compradores para identificar as necessidades do seu público e criar um conteúdo on-line valioso.

No entanto, isso não quer dizer que todas as empresas devem implementar uma estratégia de marketing digital da mesma maneira.

Qual é o papel do marketing digital para uma empresa?

Ao contrário do marketing off-line, o marketing digital permite que os resultados possam ver vistos de forma precisa em tempo real.

Se você já colocou um anúncio em um jornal, saberá como é difícil estimar quantas pessoas realmente olharam essa página e prestaram atenção em seu anúncio. Não há uma maneira infalível de saber se esse anúncio foi responsável por qualquer venda.

Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI (retorno de investimento) de praticamente qualquer campanha.

Se você puder melhorar a jornada de compra seu cliente usando tecnologias digitais, é provável que isso reflita positivamente nos resultados finais de sua empresa. Mas o que é jornada de compra?

Saiba mais abaixo.

Jornada de Compra no Marketing Digital

Jornada de compra são os passos que seu cliente dá até comprar seu produto, muitas vezes essa jornada começa antes mesmo que seu cliente conheça sua empresa.

Estágio de Descoberta

No início do processo o consumidor não sabe (ou não sabe muito bem) que tem um problema ou necessidade. Ele ainda está despertando o interesse para determinado tema e o objetivo da sua empresa é capturar a sua atenção.

Postagens no blog da sua trabalhadas em conjunto com uma forte estratégia de SEO, Infográficos ricos em conteúdo, Vídeos curtos e bastante informativos, são três pontos excelentes para esse estágio.

Estágio de Consideração

Aqui o cliente já se aprofundou um pouco mais no tema e percebe que tem um problema ou oportunidade. O objetivo aqui é “gerar” essa necessidade nele. Ou melhor, é revelar para ele um problema que ele tem, mas que ainda não sabia.

Nesse estágio os Ebooks são ótimos para a geração de leads, pois eles geralmente são mais abrangentes do que um post no blog ou infográfico, o que significa que é mais provável que alguém troque suas informações de contato para recebê-lo.

Webinars também são ótimos, pois eles são uma forma mais interativa de conteúdo e oferecem conteúdo mais abrangente.

Estágio de Decisão

No fim do processo o cliente analisa as opções e toma sua decisão: é o momento da compra. Hora de mostrar os diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes e convencê-lo que o seu produto é a escolha certa!

Nessa hora, ter Estudos de caso detalhados em seu site pode ser uma forma eficaz de conteúdo para aqueles que estão prontos para tomar uma decisão de compra, pois isso ajuda você a influenciar positivamente sua decisão.

Testemunhos também são adequados para o seu negócio, ter breves depoimentos em no seu site é uma boa alternativa.

Quanto tempo levará para ver os resultados do Marketing Digital?

Se você dedicar tempo à criação de personas para identificar as necessidades de seu público-alvo e se concentrar na criação de conteúdo de qualidade para atraí-las e convertê-las, provavelmente verá bons resultados nos primeiros seis meses.

Se a publicidade paga fizer parte de sua estratégia digital, os resultados serão ainda mais rápidos, mas é recomendável que você se concentre em criar um alcance orgânico usando conteúdo, SEO e mídias sociais.

Estou pronto para experimentar o marketing digital. E agora?

É hora de colocar a mão na massa! A Baião pode te ajudar a criar a estratégia perfeita para o Marketing da sua empresa.

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