Tendências de Marketing Digital para 2019

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Publicado 07/01/2019 Tempo de leitura

2019 chegou e veio trazendo com ele uma série de mudanças na forma de comunicação entre empresas e seu público. Mais do que nunca é preciso estar atento a essas mudanças, afinal, ficar para trás pode muito bem significar colocar toda sua estratégia em risco! Pensando nisso, nós elencamos 3 tendências de marketing digital para 2019.

Confira só!

1 – Gestão de marca: autenticidade + participação dos usuários

Em 2019, “autenticidade” deverá ser a palavra-chave a nortear as ações de marketing. Seguindo a tendência dos últimos anos, o público deverá buscar cada mais empresas “positivas” e “autenticas” para se relacionar.

Segundo pesquisas, os consumidores têm 3 vezes mais chances de considerar um conteúdo autêntico se ele for feito por uma pessoa, em vez de uma marca.

O que isso significa? Que mais do que nunca chegou a hora de fazer seu cliente falar por você!

2 – Otimize seu site/blog para ser encontrado nas buscas por voz

Nos últimos anos as pesquisas de voz começaram a ganhar popularidade entre os usuários da internet.

Simples e fáceis de usar, elas vêm conquistando cada vez mais adeptos. No entanto, apresentam uma pequena particularidade: oferecem apenas alguns resultados para o usuário e não é exatamente fácil colocar seu site/blog nessas buscas.

Acontece que os esforços são válidos já que a taxa de conversão para essas buscas é muito maior! Por isso,vale a pena investir na otimização do seu site/blog para as buscas por comando de voz e assim alcançar esse fluxo de usuários.

3 – Redes Sociais: foco no engajamento do público

As principais redes sociais anunciaram novidades nos últimos meses e com isso a tendência que as empresas precisem passar por uma reformulação em suas estratégias de marketing.

No facebook, por exemplo, uma mudança de algoritmos trouxe para a timeline mais posts de familiares e amigos, ignorando conteúdo de páginas, o que diminui (e muito) o alcance orgânico de fanpages e marcas.

Diante disso, a solução é apostar em conteúdos com maior foco no engajamento do público, o que aumenta a chance de gerar alcance orgânico.

Já o instagram, com o recente lançamento do IGTV, lança a possibilidade de que agora as empresas possam fazer vídeos mais completos e duradouros para alcançar o público.

Bônus: Chatbots, novidade que veio pra ficar

Os chatbots têm ganhado cada vez mais espaço na comunicação entre marcas e consumidores e em 2019, o uso dessa tecnologia deve se tornar ainda mais efetivo.

Esses robôs – chatbots – podem ajudar os clientes a comprar produtos online, esclarecer as dúvidas mais comuns e muitas outras funções.

Para utilizar os chatbots na sua estratégia digital, o 1° passo é decidir se usará um programa exclusivo ou uma das muitas opções disponíveis no mercado.

 

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