Black Friday: 14 Ideias de Marketing para vender mais nessa data
Por Baião de Ideias
O Black Friday já tá chegando, já preparou sua estratégia de marketing para essa data?
Se você ainda não começou a planejar sua estratégia para a Black Friday, não se preocupe. Estamos aqui para ajudar com 14 ideias incríveis de marketing na Black Friday.
Se seu objetivo é atrair mais visitantes para sua loja ou aumentar as vendas do seu ecommerce, criar uma campanha promocional para o black friday é o caminho certo para atrair novos clientes.
O que é a Black Friday?
Black Friday é a sexta-feira seguinte ao dia de ação de graças nos Estados Unidos. Essa data marca o início da temporada de compras natalinas para os consumidores, o que significa que os varejistas geralmente promovem fortemente suas lojas e reduzem preços para atrair clientes.
O que começou como uma ação de um dia se tornou um verdadeiro evento de compras que se inicia na sexta e terminando na segunda, chamada de Cyber Monday.
No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010 e desde então tem sido amplamente adotada pelos e-commerces.
Esse é um momento excelente para você aumentar o seu faturamento –– principalmente se sua empresa já vende online.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2018 a Black Friday movimentou R$ 3,44 bilhões no Brasil somente nas lojas virtuais, a ideia é que esse número cresça ainda mais em 2019 e em 2020.
Ideias de Marketing para Black Friday
O marketing da Black Friday não difere muito de práticas recomendadas durante todo o ano, exceto que concentra uma maior quantidade de esforço em um período menor.
1 – Ofereça promoções exclusivas para seus seguidores na Black Friday
É mais fácil convencer seus clientes a interagirem com você e te acompanharem nas redes sociais quando você oferece benefícios exclusivos, aproveite a Black Friday para dar esse incentivo extra.
2 – Use o poder da ‘Call to Action’
Inclua um CTA em todas as suas campanhas de Black friday, seja uma chamada para sua loja física, ou ecommerce. O CTA é uma técnica poderosa que vai orientar seus clientes a tomarem a ação que você deseja.
3 – Crie um Guia de Presentes
Os Guias de presentes permitem que os clientes (principalmente aqueles que ainda não conhecem seus produtos) encontrem sua loja durante o período de Black Friday.
Um Guia de presentes não apenas destaca seus produtos ou promoções, mas também fornece uma orientação, por exemplo, seu cliente pode estar procurando termos como “Presentes para quem ama ler”, “Presentes para seu amigo fitness”, “Presentes para fotógrafos”, entre outros termos, com esse direcionamento você pode criar uma listagem com seus produtos dessas categorias e anunciar para um público segmentado.
4 – Ofereça um grande desconto e trabalhe a escassez
A grande sacada da Black Friday é oferecer um desconto que seja imperdível para a sua audiência. Não tenha medo de colocar o preço lá embaixo, você vai faturar em cima da quantidade.
Decidiu sua margem de desconto? Ofereça essa promoção por tempo limitado, quando o cliente indeciso ver sua oferta de 50% em um período de 24h, ele não vai querer perder essa chance única.
5 – Crie pacotes de produtos
Outra boa opção para vender mais durante a Black Friday é oferecer pacotes. “Na compra destes dois produtos, ganhe este“. “Na compra deste produto, ganhe 50% de desconto neste outro“. É uma ótima opção para quem vende na internet.
6 – Ofereça um bônus
Se você não se sente confortável para oferecer descontos, uma forma de gerar uma oferta atrativa durante a Black Friday é oferecer algum serviço ou produto adicional como forma de bônus.
Exemplos: Uma consultoria de 1h pelo Skype, acesso à algum grupo privado, um e-book com dicas da sua área, um mini-curso.
Oferecer serviços ou produtos bônus é uma forma de incentivar o seu público a aproveitar sua oferta. A chave aqui é mostrar o valor real que seus clientes terão ao adquirir os bônus.
7 – Faça uma pré-venda
A Black Friday oferece a melhor oportunidade para você fazer a pré-venda de um produto que você está criando.
Ofereça um bom desconto para quem comprar o seu produto durante o pré lançamento e deixe seus clientes cientes de que ele será entregue de acordo com o cronograma divulgado.
8 – Faça uma campanha para captar Leads antes da Black Friday
Dessa forma, você pode atraí-los de volta quando a Black Friday chegar! Você pode criar uma landing page com uma isca digital, ou mesmo promover um anúncio para que as pessoas sejam avisadas quando as promoções da Black Friday começarem.
9 – Ofereça frete grátis
Oferecer frete grátis é a maneira mais comum de aumentar a quantidade de pedidos e até o valor médio de cada compra.
Apenas certifique-se de definir o limite acima do preço médio do produto para que os compradores precisem comprar outro produto para atingi-lo, em vez de optar por um pequeno complemento para atender ao mínimo necessário.
Por exemplo, se o seu produto custar R$ 45, não ofereça frete grátis para todos os pedidos acima de R$ 50. Em vez disso, ofereça frete grátis para pedidos acima de R$ 75.
Isso garantirá que os clientes comprem mais de uma coisa para atingirem o valor mínimo para ganhar frete grátis.
10 – Estenda sua promoção até a Cyber Monday
Uma ideia de marketing eficaz para a Black Friday, que se tornou muito mais comum, é estender sua promoção.
A Black Friday costumava ser o principal dia para os varejistas terem suas melhores vendas.
A Cyber Monday surgiu através do crescimento do comércio eletrônico. Como resultado, a maioria dos varejistas de comércio eletrônico estende suas promoções pelos quatro dias completos.
Ao estender sua venda, você poderá atrair mais clientes e vendas. Você pode até começar mais cedo, como algumas empresas que fazem a Black Week, ou mesmo o Black November.
11 – Usando e-mail marketing para a Black Friday
O email marketing é um ótimo canal promocional para gerar vendas. A Direct Marketing Association declarou em 2018 que para cada US $ 1 gasto em email marketing, você tem potencial para ganhar US $ 32.
Quando se trata de email marketing para a Black Friday, existem duas abordagens.
Clientes anteriores: Entre em contato com seus clientes e ofereça a eles um código de desconto exclusivo. Como eles já compraram de você antes, eles provavelmente comprarão novamente.
Se você não possui uma lista de e-mails, é válido fazer uma campanha de anúncios para criar sua lista antes da Black Friday.
Clientes potenciais: Quando se trata de enviar e-mails a clientes em potencial, envie suas melhores ofertas para que eles fiquem com sua empresa em mente e considerem fazer uma compra.
Nesse caso, tenha bastante atenção aos títulos do seu e-mail, se parecerem muito promocionais, podem acabar no spam ou simplesmente serem descartados.
12 – Ofereça uma prévia das ofertas da Black Friday
Uma outra abordagem de marketing na Black Friday é criar um gif ou vídeo de produtos que estarão à venda, enquanto faz aquele suspense com as promoções que entrarão no ar durante a data, juntamente com uma chamada criativa para a pessoa deixar o e-mail.
13 – Aumente seu investimento em anúncios
Durante o fim de semana da Black Friday, os anunciantes gastam muito mais do que o habitual. O retorno das vendas da Black Friday é visto por muitos como um grande investimento, justificando o aumento dos gastos.
Isso significa que o custo por clique será maior que o normal. Se você planeja anunciar no Facebook, considere aumentar seus anúncios em alguns dias a partir da Black Friday. Isso dará ao anuncio tempo suficiente para otimizar as conversões e permitirá que você ajuste e faça ajustes ao longo do caminho antes do grande dia.
Ao gastar mais dinheiro do que costuma fazer, é mais provável que seja notado por uma maior quantidade de clientes em potencial. Esse é outro motivo pelo qual é essencial anunciar ofertas na Black Friday ou ter descontos atraentes para chamar a atenção das pessoas.
As pessoas estarão prontas para comprar se receberem a oferta certa, pelo preço certo, no momento certo.
14 – Crie um calendário de conteúdo promocional
À medida que a Black Friday se aproxima, você deve solidificar sua estratégia geral. Um bom primeiro passo é criar um calendário de conteúdo com quais posts e promoções você deseja compartilhar e quando.
Seu calendário deve incluir:
Novas artes e banners: você deve criar gráficos para postagens em mídias sociais e campanhas por email. Você também precisará criar um novo gráfico de banner da página inicial e gráficos para qualquer vídeo promocional.
Postagens para as redes sociais: automatizar suas postagens com antecedência tornará sua vida mais fácil. Escreva a copy procure as hashtags relevantes com antecedência e use uma ferramenta para automatizar essas publicações.
Promoções: descubra quanto de desconto você pode oferecer a seus clientes sem prejudicar suas margens, lembrando que seus custos com anúncios irão aumentar nessa época, tendo esse percentual em mãos, é hora de partir para a ação.
Conclusão
Agora é hora de começar com essas estratégias de marketing da Black Friday para garantir que sua empresa esteja pronta para aproveitar ao máximo o aumento das vendas no maior fim de semana de varejo do ano.
Implemente as táticas que melhor se adequam a realidade do seu negócio para garantir o melhor retorno neste importante final de semana de compras!