Como criar uma estratégia de conteúdo para o seu blog

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Publicado 08/11/2019 Tempo de leitura

Como criar uma estratégia de conteúdo para o seu blog

De acordo com o Content Marketing Institute, 70% dos profissionais de marketing B2B criaram mais conteúdo em 2018 que 2016 e esse número deve aumentar novamente em 2019 e 2020.

O pensamento é emocionante e aterrorizante ao mesmo tempo – com tanto conteúdo disponível, como você pode se destacar?

A chave é ser estratégico com tudo que você faz.

Lembre-se de que você não está competindo para produzir mais conteúdo do que qualquer outra pessoa no planeta. você está competindo para ganhar a atenção dos leitores.

Então, como você começa?

Aqui está uma visão geral de como criar uma estratégia de conteúdo eficaz para sua marca.

Por que você precisa de uma estratégia de conteúdo

Vamos começar com uma estatística:

60% das empresas com uma estratégia de conteúdo relatam resultados positivos, em comparação com apenas 32% que não utilizam essa estratégia de marketing.

Claro, você pode “meio que” ter uma estratégia de conteúdo nadando em sua cabeça, você pensou em algumas postagens do blog que deseja escrever em algum momento, mas nada concreto ou algumas ideias de vídeo que você escreveu na parte de trás de um caderno velho.

Mas, para ver os resultados, você precisa ter um plano.

Para pensar antes de criar uma estratégia de conteúdo

Mas antes que você comece a refletir sobre as ideias de postagens no blog da sua empresa e outras inspirações para as redes sociais, existem algumas coisas que você precisa considerar.

Para quem você está criando seu conteúdo

Atender às necessidades do seu público está no centro de qualquer boa estratégia de conteúdo. Mas, para atender a essas necessidades, você precisa saber quem são essas pessoas em primeiro lugar.

Não basta dizer que você deseja segmentar “homens com idades entre 30 e 50”. Em vez disso, você precisa conhecê-los, entender suas dores e com o que eles precisam de ajuda.

Depois de conhecer sua persona ideal, é possível criar uma estratégia baseada no conteúdo que eles desejam e precisam consumir.

O problema que seu conteúdo vai resolver

Depois de definir para quem você estará escrevendo, você poderá chegar ao fundo dos problemas deles para descobrir com o que eles precisam de ajuda e como sua empresa pode ajudar a resolvê-lo.

Pesquisa de palavras-chave SEO

Quais palavras-chave você deseja segmentar com seu conteúdo? Esses termos podem atuar como indicadores para o Google, para que o algoritmo saiba sobre o que é seu conteúdo.

Use uma ferramenta de palavras-chave (como o Ubersuggest) para determinar quais palavras-chave em seu nicho têm mais pesquisas e menos concorrência e crie uma lista de ideias com base nesses tópicos.

Como você vai agendar e gerenciar a criação e publicação

Alguns podem dizer que criar a estratégia de conteúdo é a parte mais fácil, porque depois disso vem a incansável tarefa de criar o conteúdo e publicá-lo.

Para fazer isso, você precisa agendar o que deve ser publicado e quando.

Você tem ferramentas para implementar isso? Como você poderá compartilhar o cronograma com sua equipe?

Considere ferramentas como o Google Agenda e o Trello para facilitar, integrar e colaborar.

Distribuição de Conteúdo

Embora sua estratégia de conteúdo se preocupe principalmente com os tipos de postagens do blog que você está publicando, você também pode pensar sobre onde vai distribuir e promover esse conteúdo.

Se ninguém vê suas postagens, é o mesmo que você não tenha publicado nada.

Como você avaliará sua estratégia de conteúdo

Parte da criação de uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida para o seu blog é aprender o que funciona e o que não funciona, e você não saberá nada disso até colocar as coisas em ação.

Para a maioria dos profissionais de marketing de conteúdo, o maior desafio é medir os resultados de seus esforços. Depois de estabelecer uma meta sólida para sua estratégia, é muito mais fácil determinar se o que você está fazendo está funcionando.

Por exemplo, se seu objetivo é aumentar suas classificações de pesquisa e obter mais tráfego, você pode medir a quantidade de tráfego que está recebendo nas postagens do seu blog via Google Analytics.

O guia passo a passo para criar seu modelo de estratégia de conteúdo

Defina seu objetivo

Todo plano precisa de um objetivo.

O objetivo final da sua estratégia de conteúdo ajudará na criação e promoção do tipo de conteúdo que você cria e a avaliar se o que você está fazendo está sendo bem-sucedido ou não.

Crie objetivos inteligentes e mensuráveis, dessa forma você vai conseguir avaliar se sua estratégia está realmente te trazendo resultados.

Seus objetivos são:

  • Se tornar conhecido como referência em seu setor?
  • Aumentar o conhecimento da marca?
  • Aumentar seus rankings de SEO e obter mais tráfego?
  • Ser mencionado nas principais publicações on-line ou pelos influenciadores do seu setor?

Quando você souber qual seu objetivo final, poderá criar seu conteúdo para atender a essa meta.

Por exemplo, se seu objetivo é tornar-se conhecido como referência em seu setor, você pode publicar um ou dois artigos fortes a cada mês, em vez de cinco posts mais curtos, mais voltadas para dar um impulso no SEO.

Realize pesquisas de público

Lembra que a gente disse que você realmente precisa conhecer seu público? Você provavelmente está se perguntando como pode fazer isso – a chave aqui é pensar sobre quem você está tentando atrair e converter e se perguntar:

“Quem se beneficiaria com meus serviços e onde eles estão?”

Por exemplo, se você vende software para maquiadoras, provavelmente encontrará seu publico em potencial no Instagram, porque é um canal muito visual.

Faça uma análise da concorrência

As chances são de que alguém do do mesmo nicho que o seu já esteja fazendo ótimos resultados com o marketing de conteúdo.

Explorar o que seus concorrentes estão fazendo pode ser uma ótima maneira de determinar o que está funcionando.

É provável que marcas semelhantes tenham públicos semelhantes, o que significa que as pessoas que leem suas postagens também são o tipo de pessoa que você deseja atrair.

Mas você não deve apenas copiar a abordagem deles.

Em vez de imitar sua concorrência, você deve usar sua pesquisa de concorrentes para criar conteúdo semelhante 10 vezes melhor.

Quando você encontrar postagens populares, pergunte-se:

  • O que ficou faltando?
  • Posso adicionar minha própria experiência ou uma história pessoal para tornar esse conteúdo mais relacionável?
  • Posso integrar dados e pesquisas para torná-los mais ricos?
  • Esse post resolve os principais problemas que meu leitor alvo tem?

Você pode reunir tudo isso para criar um conteúdo que você sabe que provavelmente será popular.

Escolha que tipo de conteúdo que você deseja criar

Também é importante notar que as postagens escritas no blog não são o único tipo de conteúdo que você pode criar.

Existem muitos formatos de conteúdo diferentes para você escolher, incluindo vídeos, infográficos, imagens e listas – todos diferentes em diferentes tópicos e para diferentes públicos.

Você precisará experimentar seu público-alvo e verificar com que os concorrentes estão tendo sucesso, para determinar a abordagem correta.

Crie um calendário editorial

Então vem o passo final. Bem, o passo final antes de você começar a criar o conteúdo.

Quando você aprendeu sobre seu público, descobriu os principais pontos problemáticos, encontrou inspiração em seus concorrentes e decidiu que tipo de conteúdo de blog você deseja produzir, é hora de colocar tudo em um calendário editorial.

Isso ajudará sua equipe a entender:

  • Qual conteúdo será publicado e quando
  • Se está chegando um feriado que pode encaixar ideias de conteúdo
  • Quando os prazos precisam ser cumpridos
  • Quando o conteúdo precisa ser promovido e onde ele precisa ser distribuído

Comece listando os tópicos que você deseja cobrir e espalhe ao longo do mês e, em seguida, trabalhando a partir daí para determinar quando é necessário começar a criar e quando promover.

Crie e acompanhe as métricas

Agora é hora de executar sua estratégia de conteúdo. Você tem tudo para começar a reunir conteúdo épico e ver quais resultados ele obtém.

Lembre que para saber o que está funcionando, você precisa medir esses resultados, durante os primeiros 3 a 6 meses, precisará ajustar constantemente sua estratégia com base nos resultados do mês anterior.

Pergunte a si mesmo:

  • Alguns tipos de conteúdo têm desempenho melhor que outros?
  • Quais tópicos do blog têm mais compartilhamentos / visualizações / comentários?

Com isso, você pode otimizar sua estratégia para o próximo mês usando os resultados e continuar aprimorando até ter uma estratégia que obtenha constantemente os resultados desejados.

Sua estratégia de conteúdo está pronta?

Com essas etapas, você poderá criar uma estratégia simples que o levará a atingir suas metas.

Depois de descobrir para quem você está direcionando seu conteúdo e quais resultados deseja obter, você pode começar a gerar novas ideias de conteúdo que resolvem um problema do seu público e avaliar como elas reagem a esse conteúdo.

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