Como ter resultados com Marketing Digital mesmo em tempos de Pandemia?
Por Baião de Ideias
Em tempos de quarentena e isolamento social, estamos todos passando por dificuldades, especialmente quem precisa manter seu número de vendas para continuar girando seu negócio. Desde o começo desta situação, muitos empresários não souberam como proceder e encontraram sérios problemas para se adaptar. No entanto, é possível retornar aos eixos com o auxílio do Marketing Digital, especialmente nas redes sociais.
Se você ainda está se perguntando como o marketing digital pode lhe ajudar a minimizar os impactos e até mesmo manter ou aumentar suas vendas nesse momento, vamos explicar alguns tópicos importantes que podem lhe ajudar a visualizar melhor as vantagens de promover marketing digital em sua empresa da forma correta e eficiente.
Faça Marketing nas Redes Sociais
Já imaginou estarmos passando por toda essa crise sem as redes sociais? Seria ainda mais terrível não é?! Então, é notório que as redes sociais estão sendo ainda mais usadas como um grande canal de interação entre as pessoas e é aí que mora a oportunidade para as empresas.
Porém, a estratégia deve ser inteligente e seu marketing tem que ser pensado como solução para a dor do seu possível cliente. Neste momento é especialmente importante entender como o seu negócio apresenta uma solução para a vida dos seus seguidores e da sua audiência. Como seus produtos ou serviços podem, de fato, solucionar a dor do seu prospect? Após ter esse entendimento, adapte seu processo de venda e facilite para que seu cliente consiga lhe encontrar no ambiente digital.
Para isso, torne-se presente no ambiente digital e a primeira dica de como fazer isso é com marketing nas redes sociais. Entretanto entenda que não se trata apenas de postagens à toa nas redes sociais. É importante ter um plano de marketing e uma estratégia de ação para que o resultado consiga de fato converter os seus seguidores e audiência em clientes efetivos da sua marca.
Crie um site ou ecommerce otimizado para vendas
Outra forma que se adiciona ao marketing nas redes sociais é desenvolver um canal próprio de vendas na internet. Esse canal pode ser um site otimizado para vendas ou um ecommerce. Um site ou um e-commerce bem estruturado, de fácil acesso e otimizado para os mecanismos de buscas como o google, facilitará seu processo de venda e poderá promover a conquista de novos clientes.
Porém, sempre vem a pergunta: “tenho que fazer marketing nas redes sociais e ao mesmo tempo ter um site ou um ecommerce?”.
Isso vai depender do nível de maturidade digital que sua empresa tem. Se é um pequeno negócio e ainda não tem uma presença digital forte, comece pelo marketing nas redes sociais e depois evolua para acrescentar em sua estrutura digital um site ou um ecommerce.
Cada empresa tem suas particularidades e está em uma fase diferente no marketing digital. Se você não sabe bem em que nível se encontra o seu negócio, pode solicitar com nosso time uma avaliação gratuita do marketing digital da sua empresa e decidir com o resultado dessa avaliação como fazer isso de forma mais assertiva.
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Facilite seu processo de vendas e conquiste mais clientes
Devido às ordens de fechamento do comércio, muitas pessoas estão com dificuldade de realizar compras físicas neste momento. Pense nisso como um oportunidade e ofereça a essas pessoas alternativas de compras, seja por pedido realizado com retirada em loja ou entregas na residência.
Isso pode ser feito por negociação resultante de marketing nas redes sociais, onde seu cliente é atraído pelo canais sociais e interagem com você por um serviço de mensagem como o whatsapp, direct, messenger do facebook e outros.
A relação também pode ser feita por meio de um site ou ecommerce bem otimizado para negociação e venda com todos seus produtos e serviços. Nesta situação, a atração ocorre por meio de uma publicidade digital mais ampla de links patrocinados no google e outros.
Tendo o site ou ecommerce é importante também promover conteúdo regular, criar promoções e assim transformar seus prospects em clientes satisfeitos e engajados.
Mantenha seus clientes engajados
Mais importante do que ganhar um novo cliente é saber manter o cliente fidelizado à sua marca. Neste momento, é importante manter contato com seus clientes por meio das redes sociais, não de forma inoportuna e enfadonha, mas sim de forma humanizada, demonstrando para o cliente que se importa com ele e que ele pode contar com sua empresa para o que der e vier.
Para conseguir isso, trabalhe bem o seu marketing de conteúdo. Quando se faz um conteúdo bem planejado e usando bem as ferramentas disponíveis, a marca consegue promover interação com os seus clientes, participa do dia-a-dia deles e gera engajamento e novas vendas.
Qual deve ser seu próximo passo?
Sabemos que o mundo não será mais o mesmo. Mesmo após a pandemia, sabemos que o novo normal será bem diferente. Essas dicas que estamos trazendo, tratam de alguns pontos que podem ajudar seu negócio a ter um melhor desempenho de venda neste momento de isolamento social.
Mais do que nunca, seja paciente e dê o máximo de suporte aos seus clientes neste período difícil. Porém, não esqueça do seu time de colaboradores e entenda que todas as demonstrações de sensibilidade nesse período são muito bem vindas e agregam bastante valor à sua marca.
É um momento de aprendizado e de buscar entendimento sobre as novas formas de se fazer negócio, principalmente usando as ferramentas digitais. Uma certeza que já observamos é a de que investir em uma boa estratégia de marketing digital pode diminuir os impactos causados pela pandemia e também potencializar suas vendas em longo prazo.
Aproveite esse período para repensar todo seu processo de venda. Perceba as novas formas que estão funcionando no mercado e considere implantar isso em sua empresa, não somente de forma momentânea, e sim, de forma efetiva e sempre buscando aperfeiçoar essas estratégias em seu negócio.