Hashtags do Instagram: na legenda ou no primeiro comentário?
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Onde você deve colocar suas hashtags do Instagram – na legenda ou no primeiro comentário?
Uma pergunta comum nos círculos de marketing digital gira em torno de hashtags e se elas devem ser colocadas dentro da legenda principal, ou no primeiro comentário do post.
E não ache que é uma dúvida boba, porque realmente é um ponto de muita atenção.
Do início: O que é uma Hashtag?
Hashtags são termos associados a assuntos ou discussões que se deseja indexar em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter. Quando publicada, transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema.
Assim, se usuários do Instagram, por exemplo, publicam fotos com a hashtag #cachorro, todos na rede social podem encontrar conteúdos relacionados — outras imagens de cães, em geral — clicando sobre a palavra.
Quais os benefícios de usar Hashtags em seus posts?
Uma boa hashtag ou uma boa combinação delas pode ajudar a expor a sua marca para públicos mais amplos ou até mesmo mais específicos. Ou seja, públicos que se convertem em possíveis clientes.
É por isso que podemos dizer que os maiores benefícios de usar Hashtags no Instagram são:
- Conectar com clientes – Você pode publicar uma foto de um novo produto e receber o feedback dos clientes.
- Atingir novos públicos – Usar hashtags relacionadas com os seus produtos aumenta o público que pode encontrar suas publicações pelas buscas.
- Criar uma comunidade – Criando uma hashtag específica para seus clientes publicarem coisas relacionadas ao seu produto, vai gerar muita mídia espontânea.
Como você pode ver, os benefícios são muitos quando usamos corretamente as hashtags no Instagram.
A pergunta é: colocar suas hashtags no primeiro comentário reduz o alcance da sua postagem?
Recentemente se uniu a Empresa Quuu juntamente da SocialInsite conduziu um estudo de cerca de 650 mil postagens no Instagram, originárias de 6.784 perfis de marcas individuais.
Os perfis escolhidos para o estudo variaram de grandes marcas a pequenas e médias empresas.
Aqui estão os resultados.
Primeiro, a pesquisa mostra que a grande maioria das marcas prefere colocar suas hashtags na legenda de suas postagens no Instagram.
Dado que menos de 10% das marcas estão realmente colocando suas hashtags no primeiro comentário – é difícil fornecer um indicador preciso quando a maioria não está utilizando esta opção.
Mas, usando esse subconjunto menor, a equipe do Socialinsider analisou como os usuários que postam suas hashtags no primeiro comentário veem o envolvimento comparativo, especificamente, em relação ao alcance da postagem.
Como você pode ver aqui, a pesquisa mostrou que a colocação de hashtags na legenda resultou em melhor alcance, em média, para os posts analisados, em quase todas as categorias.
Apesar disso, os aumentos, na maioria das vezes, não foram significativos – para perfis com menos de 5 mil seguidores, a variação no alcance médio por postagem foi de apenas 3,5%, enquanto para aqueles com entre 5 mil e 10 mil seguidores, a variação foi de apenas 1,23%. Mas ainda assim, qualquer redução significa menos exposição.
Os dados aqui sugerem que colocar suas hashtags no primeiro comentário provavelmente não vale o benefício estético.
Além disso, a equipe do Socialinsider também descobriu que a maioria das marcas está usando sete tags por postagem ou mais de 25, uma diferença bastante significativa entre comparativos.
Pesquisas anteriores indicaram que o uso entre 9 e 11 hashtags por postagem leva a um envolvimento ideal, enquanto um estudo realizado no ano passado pela Quintly sugeriu que nenhuma hashtags era o melhor caminho a percorrer.
Muito disso dependerá do seu público-alvo e, é claro, das hashtags específicas que você usa, mas, de acordo com esses dados, a maioria das marcas usa sete ou muitas tags.
Vale ressaltar que o Instagram permite adicionar até 30 hashtags por postagem.
Resumindo, escolha poucas tags e que sejam relevantes com seu nicho, recomendados entre 7 – 10 tags no máximo pos post e procure sempre variar entre uma publicação e outra para aumentar seu potencial de exposição.
No geral, publicar as hashtags no texto da legenda ou no primeiro comentário trás poucas diferença no alcance, então escolha a opção que você achar que melhor combina com sua estratégia.
É claro que é importante fazer seus próprios testes! No final das contas vai depender do foco de sua estratégia nas redes sociais.
Por exemplo: se os comentários forem uma métrica mais relevante para você do que alcance e likes, então talvez faça sentido usar as hashtags nos comentários. Caso contrário, invista em hashtags nas próprias legendas, o que também vai economizar um tempo precioso.
Mas é claro que só prestar atenção em onde você usa as hashtags não é suficiente. É preciso ter um olhar global na sua estratégia no Instagram.