4 habilidades de automação que todo profissional de marketing precisa ter

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Publicado 22/10/2019 Tempo de leitura

A ascensão da tecnologia de automação está tornando as equipes de marketing digital mais eficientes do que nunca – no entanto, há muito mais no universo da automação de marketing do que pode parecer.

Uma pesquisa da Ascend2 descobriu que 31% dos profissionais de marketing dizem que a falta de habilidades dos funcionários os impede de colher todos os benefícios da automação de marketing.

Como resultado, profissionais de marketing com habilidades de automação estão em grande demanda.

De acordo com uma pesquisa do Digital Marketing Institute, 44% dos gerentes de marketing acreditam que a automação se tornará uma das habilidades mais importante em 2020.

Os profissionais de marketing precisarão ter isso em mente ao expandir seu conjunto de habilidades, e os empregadores precisarão priorizar a proficiência em automação ao treinar e contratar novos funcionários.

A automação de marketing pode diminuir a quantidade de trabalho e, ao mesmo tempo, aumentar os leads e as vendas.

Habilidades de automação que todo profissional de marketing precisa ter

Aqui estão quatro habilidades de automação que os profissionais de marketing precisam aprimorar para permanecerem competitivas no local de trabalho.

Colaboração

Ser conhecedor de tecnologia é essencial para implementar ferramentas de automação, no entanto, é igualmente importante que os profissionais de marketing tenham excelentes habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Do marketing ao suporte técnico, as funções de automação exigem colaboração entre várias equipes da empresa. Os profissionais de marketing precisam se comunicar com outras partes interessadas para atender aos objetivos da empresa.

Por exemplo, se o objetivo é aumentar as vendas em X%, as equipes de marketing e vendas precisam trabalhar juntas para criar uma estratégia eficaz.

Afinal, a equipe de marketing usará ferramentas de automação para gerar, nutrir e qualificar leads e enviá-las ao departamento de vendas para assumir e converter.

Processos e fluxos de trabalho

Processos e fluxos de trabalho são outra parte essencial da automação de marketing; portanto, os profissionais de marketing devem ser capazes de definir e documentar os requisitos para executar campanhas.

Além das campanhas, os profissionais devem refinar os fluxos de trabalho de processos complexos, como qualificação de leads, distribuição de leads, campanhas e fluxos baseados em gatilhos.

Esses processos afetam significativamente a experiência e a jornada do cliente.

Análise de dados

O entendimento dos dados é essencial para a criação de campanhas eficazes. Os profissionais de marketing precisam ler, visualizar e interpretar dados para ajustar as campanhas e tomar decisões.

Os profissionais devem coletar dados e aplicá-los a futuras campanhas e estratégias. A proficiência em dados pode levar a um marketing sofisticado que gera melhores resultados.

Criação de conteúdo

A automação de marketing não vai ter sucesso sem conteúdo atraente.

Embora a automação aumente alcance, o conteúdo é o que atrai o público. Os profissionais de marketing podem automatizar campanhas, mas se o conteúdo não estiver ao mesmo nível, não verão os resultados desejados.

Combinar automação com conteúdo eficaz cria uma fórmula para o sucesso.

Por exemplo, os profissionais de marketing que desenvolvem uma campanha de automação precisam criar conteúdo para e-mails, mídias sociais e sites para envolver seu público-alvo e converter vendas.

Eles não devem apenas ter experiência no desenvolvimento de vários tipos de conteúdo, mas também em saber como todo esse conteúdo funciona juntos em uma campanha.

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A vantagem do aumento de qualificação

Aqueles que desejam aprender e desenvolver suas habilidades de automação terão uma vantagem competitiva em relação a outros profissionais de marketing.

Plataformas de automação como A RD Station estão ganhando cada vez mais mercado e quem não se adaptar ao uso desses novos meios, vai acabar sendo esquecido pelo cliente.

É preciso estar sempre presente para ser lembrado, seja nas redes sociais ou em comunicações mais diretas através de e-mails, um bom profissional de marketing será capaz de encantar uma persona mesmo que esteja se comunicando de maneira automatizada.

Personalização e automação precisam andar de mãos dadas, ter um bom estudo de persona e criar uma base de personas para o seu negócio vai permitir que sua equipe de marketing fala de maneira muito mais assertiva com esse cliente.

Automatizar é vender, se comunicar é vender.

Tenha essas duas habilidades em mãos e você verá os resultados chegarem.

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